terça-feira, 13 de março de 2012

131 - Casa do Chiquinho Marques


Copyright by Wolney Tavares (Acervo Particular)

130 - Colégio Hermenegildo de Morais - Morrinhos



Da esquerda para a direita – Por trás: Maria Angélica Azevedo, Eliete Santana de Azevedo, Altiva Daher , Alice Daher. Da frente: Gicelda Borges, Profª Nina, Ana Elias, Profª Maria Amélia, Maria Cortizo. Em primeiro plano: Prof. José Frausino Pereira, Madre (...) e Madre Natividade.

sexta-feira, 9 de março de 2012

129 - Alunos da "Escola Mista de Bananeiras" - 1934


Arquivo Particular
Dia 03 de abril de 1.933 - Aqui fica o registro da “primeira turma” a participar da mudança da Escola Rural de Bananeiras para o perímetro urbano, em uma casa alugada pela prefeitura. Até então não existia escola na Villa. Funcionavam somente as escolas rurais.
Em 1.936 que passa a funcionar, precariamente, ainda em obras o Grupo Escolar. Numa manha fria de 9 de agosto de 1939, sob o decreto nº 31, assinado pelo prefeito Glicério Cunha, é que inaugura-se oficialmente o Grupo Escolar (livro 274 pag. 12 verso).
Dia 6 de setembro do mesmo ano pelo decreto 35 ( livro 274 pag. 14), dá-se o nome de Grupo Escolar Dr. Laudelino Gomes de Almeida, uma justa homenagem e esse médico sanitarista que foi grandemente defensor da educação em todo o Estado de Goiás
Texto - Copyright by Wolney Tavares

128 - Av. Presidente Vargas - Goiatuba



Av. Presidente Vargas, ano de 1.958 - Vista do trecho entre as ruas Meia Ponte e Paranaíba. Vê-se ao fundo a torre da Igreja Matriz São Sebastião, desfile cívico. Das duas autoridades: da esquerda Promotor de Justiça José Pereira da Costa e Dr. Berneval (esposo da Profª Helena)

Copyright by wolney tavares

127 - Bandinha de músicos em "Bananeiras"



Voltando aos tempos das “retretas e dobrados” que faziam as madonas suspirarem durante os eventos festivos. Cada músico tinha a responsabilidade de tocar bem (fazer bonito) durante suas apresentações, por isso davam o melhor de si.
*Da esquerda para a direita: Antônio Lisboa, Gumercindo Pimenta, Geraldo Moreira, Ronan, Péricles e Nestor.
Copyright by wolney tavares


126 - Professoras do Grupo Escolar Dr. Laudelino Gomes

Em tempos de glória:

Maria José (Doninha), Diná Rocha, Neusa, Lúcia, Custódia, Gicelda, Djanira Castilho, Terezinha Esméria, Lucy, Augusta, Silvarina e Diná Garcia. A garotinha próximo da escada, em primeiro plano, foi identificada como sendo a Mariângela, filha do Toniquinho e Lucy.

Copyright by wolney tavares

125 - Desfile de alunos do Grupo Escolar Dr. Laudelino Gomes

Perfilados pelas ruas de Goiatuba, alunos do "Grupos Escolar Dr. Laudelino Gomes" passam desfilando em frente a Praça São Sebastião (hoje Praça Cel. Lúcio Prado). Vê-se ao fundo duas lojas de comércio: Casa Ideal e A Monark. Ambos os prédios não existem mais. Esta foto foi tirada da sacada do antigo “ Cine e Teatro Lúcio Prado” (hoje sede do Sindicato Rural).

Copyright by wolney tavares

124 - Chiquinho Marques

Orandina, Moacir e Chiquinho Marques - 1929